Prefeito avalia solução de drenagem em ruas do bairro Quinze

Desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira, 5, o prefeito Marcus Alexandre já percorria, em companhia da presidente da Associação de Moradores do Bairro Quinze, Ariana Lopes, as ruas 16 de Outubro, Salim Farah e Travessa Cícero Gudes, onde um córrego inunda as casas em dias de fortes chuvas. “A chuva de mais de 90 milímetros desse final de semana causou problemas, mas já estamos resolvendo agora com a limpeza e aprofundamento de córregos, valas e canais da região, começando pelo Beco da Cigana. No próximo ano vamos fazer um trabalho definitivo, com a substituição de tubos armcos por galerias para garantir a vazão da água aqui no bairro”, relatou o prefeito.

A galeria será construída pela Prefeitura na Via Chico Mendes, nas proximidades do Supermercado Araújo. O diretor técnico da EMURB, engenheiro José Carlos Fernandes, explica que atualmente o igarapé passa embaixo do Araújo e que o curso da travessia será alterado para a via Chico Mendes. Com diâmetro maior que o dos turbos armcos, a galeria dará vazão às águas do córrego, evitando o transbordamento, que afeta ruas e casas do Bairro Quinze.

A líder comunitária Ariana Lopes, relata que a ida do prefeito ao local tranquilizou os moradores. “Logo cedo, antes mesmo das pessoas saírem para o trabalho, o prefeito chegou ao nosso bairro, viu de perto cada caso e se comprometeu em resolver a situação. Os moradores ficaram mais tranquilos porque agora a gente sabe que o serviço será feito”.

Plantão da SEMSUR

De acordo com o Cel. George Santos, coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, a chuva de domingo, 4, foi de 97.8 milímetros, volume que representa 40 por cento de toda a chuva esperada para o mês de dezembro. Ele cita ainda que, de acordo com a previsão do tempo, haverá chuvas fortes e moderadas durante toda essa semana.

Para evitar transbordamentos em ruas e casas, o prefeito Marcus Alexandre afirmou que durante todo o período chuvoso equipes da SEMSUR estarão mobilizadas para atender emergências e resolver os problemas causados pela obstrução de dispositivos de drenagem. A SEMSUR pode ser acionada por meio do telefone 3225-5513.