Prefeitura desmente fake news e mostra que fornecimento de água em Rio Branco é do Depasa

Refutando uma série de fake news que atribui à administração municipal os problemas de abastecimento de água em Rio Branco, a Prefeitura divulgou desmentido em que explica a verdadeira situação. A prefeitura informou que o fornecimento de água na cidade de Rio Branco é atribuição do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) desde o ano de 2012 quando Estado e Município firmaram Contrato de Programa que delegou os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município para o Estado.

O objetivo maior frisado no contrato é a garantia da prestação adequada do serviço de água e saneamento.

Com a assinatura do contrato, o Depasa Rio Branco passou a ter definitivamente a gestão do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Rio Branco.

Já o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) não será suprimido. Ele continuará existindo, vinculado à secretaria municipal, com uma estrutura organizacional reduzida. O prazo do contrato de programa é de 30 anos.

Desta forma, a prefeitura mostrou que a responsabilidade pelo serviço de abastecimento na capital e nos demais municípios é do estado, em contrato firmado em 2012, muitos anos antes da atual gestão, que não pode ser responsabilizada por essa situação.

E ressalta ainda que o contrato está em vigor e é de difícil reversão.