Quase 70% doa acreanos têm acesso permanente à internet


publicidade

O isso da internet no Acre atinge quase 70% da população exatos 69,9%, percentual inferior à média da região Norte, que é de 74,6% e de todo o país, onde o acesso á rede já está disponível para 83,3% dos brasileiros. Esta é uma das conclusões da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad Contínua), divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento que levou em conta os três últimos meses de 2018 e revelou que destes quase 70% dos acreanos que utilizam a rede, 98,6% o fazem por meio do celular, sendo que para 61,8% este é o único meio de acesso, enquanto apenas 27,2% dos domicílios no estado têm computador.

Dos 30% dos acreanos que não fazem uso da internet, 45,5% moram em localidades sem cobertura de sinal, outros 18,5% não mostram interesse em aprender a usar e 16% revelaram não saber se conectar às redes. Outros alegaram falta de condições financeiras para comprar aparelhos de acesso. Todos os telefones de acesso à internet no estado usam banda larga para a rede.

O telefone celular está presente e 87,4% das residências do estado, numero ainda inferior à média brasileira, que aponta que 93,2% dos domicílios tem acesso ao aparelho. Em compensação, a telefonia fixa continua em queda, com cada dia menos telefones instalados nos domicílios. Hoje, apenas 14,9% dos domicílios tem aparelho fixo.

O PNAD mostrou ainda que 68,8% dos acreanos possuem aparelho de TV em casa, a maioria com tela plana. A TV por assinatura está presente em 21,9% das casas.