Restauração de balsa em R. Alves em fase final

Parada há vários anos, sem qualquer tipo de manutenção ou condições de uso, um dos principais meios de locomoção da população de Rodrigues Alves, a conhecida balsa Comandante Deodato, está em fase final de restauração.

Investimento na recuperação de balsa é de R$ 360 mil

O serviço está sendo realizado pelo governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas e Rodagem (Deracre), com o investimento aproximado de R$ 360 mil.

A previsão é de que a embarcação seja entregue até o dia 20 deste mês, juntamente com a via de acesso ao porto, onde foram recuperados 1,2 mil metros de asfalto. Desde que a balsa deixou de ser usada por problemas estruturais, a travessia da população, nos dois sentidos do rio Juruá, está sendo realizada por uma embarcação alugada.

Segundo o diretor-presidente do Departamento de Estradas e Rodagem do Acre, Petrônio Antunes, toda a estrutura, desde o assoalho até o teto, está sendo recuperada.

“Nossa intenção é colocar essa embarcação novamente em atividade, o que traz economia aos cofres públicos tirando-nos da responsabilidade do aluguel. Todo o assoalho, o fundo, a pintura, adequação dos motores e estrutura da balsa serão recuperados e entregues à população ainda este mês”, frisou o diretor.