Retomada consciente é o foco do Via Verde

Há mais de 110 dias com as atividades suspensas, o Via Verde Shopping tenta driblar a crise econômica e sanitária que o mundo vive em decorrência do Covid-19 com responsabilidade, respeito, cuidado, segurança e acolhimento. De acordo com Cláudio Ximenes, superintendente regional da Saphyr Shopping Centers, empresa responsável pela administração do empreendimento em Rio Branco, a manutenção do shopping está atrelada aos esforços feitos entre lojistas, fornecedores, comunidade e poder público.

“A estrutura de shopping center, por concepção, tem um considerável custo fixo mesmo sem o funcionamento normal. Desde o início da pandemia renegociamos todos os contratos de fornecedores, fizemos reduções em todas as linhas de custo para poder auxiliar os lojistas neste momento tão sensível. Estamos indo para o quarto mês de fechamento e esperamos poder retomar as atividades em breve com todo o cuidado e segurança que temos aplicado nos nossos shoppings já reabertos pelo país”, complementa Ximenes.

Para os lojistas, tanto os que estão inseridos no Via Verde Shopping quanto no comércio de rua, é um momento de adaptação às novas tecnologias e ao novo hábito de consumo dos clientes. No shopping, por exemplo, foi implementado o Drive Thru há um mês. “Por algum tempo não fomos autorizados a funcionar por Drive Thru, o que tirou dos lojistas a possibilidade de recuperar um pouco das perdas das vendas neste período. Entretanto, desde que começamos a operar o drive, os números vêm melhorando dia após dia, mas claro que nada comparado ao funcionamento normal do shopping. Vamos continuar fomentando as vendas por esses canais aguardando a autorização para reabrirmos o Via Verde”, aponta o superintendente regional.

Para Cláudio Ximenes, é difícil fazer uma previsão sobre o impacto do fechamento do Via Verde Shopping por mais tempo. “O que temos visto pelo Norte do país é uma forte retomada nas vendas em alguns segmentos com performance acima de 2019. Sabemos que o auxílio governamental tem ajudado bastante durante esses meses de enfrentamento a pandemia e fomentado o consumo. Acredito que o final de ano possa surpreender positivamente”, ressalta.

Cuidados na reabertura

O Via Verde Shopping iniciou a preparação para reabertura levando em consideração as instruções da Organização Mundial de Saúde (OMS), o protocolo criado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) em parceria com o Hospital Sírio Libanês e as medidas apontadas no “Pacto Acre sem Covid”.

Dessa forma, foram ampliadas medidas para maior segurança sanitária do cliente, com intensificação de procedimentos de limpeza e desinfecção, além da adoção de iniciativas como aferição de temperatura de todos que trabalham ou visitam o empreendimento, marcações no piso para sinalizar a distância segura, comunicação contínua sobre prevenção, redução da capacidade de estacionamento, uso obrigatório de máscara nas dependências do shopping, distribuição de diversos pontos de álcool em gel e adaptações nos serviços nas suas áreas internas e externas. Na retomada, o cliente que visitar o Via Verde Shopping, encontrará o empreendimento adaptado como todos os outros shoppings reabertos pelo país e pelo mundo.