Reunião hoje define reabertura do comércio a partir de segunda-feira


publicidade

Uma reunião hoje entre o governador Gladson Cameli, a prefeita Socorro Neri e a cúpula do Ministério Público Estadual vai definir os termos do decreto a ser publicado na sexta-feira, permitindo a reabertura do comércio a partir de segunda-feira, dia 22. O governador Gladson Cameli havia declarado na solenidade de inauguração do Hospital de Campanha, em Rio Branco, seu desejo de reabrir as atividades comerciais no Acre.

A reunião vai definir as condições em que isso deve acontecer. As medidas de higiene, o uso obrigatório de máscaras, a disponibilidade de álcool gel e a capacidade permitida de clientes em cada estabelecimento, de modo a evitar aglomerações.

Segundo o governador, o decreto será publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) de sexta-feira “A verdade é que temos que conviver com o covid-19. No decreto vai ter explicando regra por regra e o que as prefeituras terão que fazer”, declarou.

Cameli adiantou que no decreto as responsabilidades serão divididas entre as autoridades do Estado e as prefeituras. Ele avaliou o que pode conter o decreto: “As igrejas, por exemplo, por que não? Shopping, enfim, eu digo no geral, que é tudo. A questão é saber como vão funcionar”, disse.

O governador, entretanto, reafirmou que será uma experiência e que ao sinal de recrudescimento dos índices de contaminação ou se a população ou o comércio e instituições burlarem ou ignorar em as regras, não terá vacilação em voltar atrás e fechar tudo de novo.