Rio Juruá volta a transbordar em Cruzeiro do Sul, AC

O Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul (AC), município distante 648 km de Rio Branco, ultrapassou a cota de transbordo nesta terça-feira (24) e chegou à marca de 13,01 metros. As águas atingem os bairros da Lagoa, Boca do Môa, Várzea, Miritizal e Olivença, mas nenhuma família precisou ser retirada de casa ainda. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros em Cruzeiro do Sul, coronel Marcelo Araújo, a previsão é de mais chuva nos próximos dias.

“O rio está tendo um repiquete. Em Thaumaturgo, que é a cabeceira do rio, a cota continua de 10 metros e houve uma cheia de meio metro em um dia. A previsão é que eleve mais um pouco, tendo em vista a previsão de chuva nos próximos dias”, explicou o comandante dos Bombeiros, Marcelo Araújo.

Na última elevação, registrada no mês de janeiro, o Rio Juruá chegou à marca de 13,50 metros. O comandante explica que se o rio chegar a 14,50 metros, mais de 100 famílias podem ficar desabrigadas. “É preocupante, pois temos previsão de mais chuva para os próximos dias. Esperamos que esse quadro não venha a se configurar e que nós possamos ter um restante de inverno tranquilo”.

Quando o rio chegou ao nível de 13,50 metros em janeiro, oito famílias foram retiradas de suas residências. Essas pessoas continuam instaladas em outras casas através do Aluguel Social.