Serasa oferece descontos de até 90% para pagar dívidas

Os consumidores que estão com as contas atrasadas agora podem ter a chance de quitar suas dívidas e ainda por cima garantir um bom desconto nos pagamentos. Para ajudar na negociação, o Serasa lançou a campanha “Serasa Limpa Nome”. O serviço promete descontos de até 90% para as dívidas que chegam até R$ 1 mil. Entre as empresas parceiras do programa estão lojas de departamento, bancos, empresas de telefonia móvel e internet, universidades, operadoras de cartões, entre outras.

Para aproveitar o serviço o consumidor deve acessar o site www.serasa.com.br ou baixar o aplicativo de plataforma disponível para os sistemas IOS e Android.

Ao clicar na aba do serviço Limpa Nome, o usuário será direcionado para uma segunda tela. Nesse segundo passo a pessoa deve informar o número de CPF para consultar as dívidas em atraso e continuar a negociação. No mesmo campo de preenchimento é possível ainda acompanhar todos os acordos fechados com os credores.

Atenção

A educadora financeira Ana Ferrari deu algumas dicas que podem auxiliar os consumidores durante as negociações com as empresas do outro lado da tela. Segundo ela, a plataforma de negociação é segura e uma opção válida para quem quer quitar as dívidas, mas que é preciso tomar alguns cuidados na hora de fechar os contratos. “O que sempre orienta as pessoas é que ela chegue a plataforma com um orçamento mais elaborado, e que ela possa renegociar os valores prestando bastante atenção nessas parcelas que deverão ser honradas”, diz a especialista.

A especialista lembra ainda que, mesmo com os benefícios dos descontos, os consumidores não podem tornar a ferramenta uma constante, e sim, apenas em situações atípicas, prezando pelos valores de parcelas que caibam no orçamento mensal. “Uma vez que você assina o contrato novamente de uma dívida, você acaba assumindo esse valor mensal que, se deixado de pagar, pode acabar voltando à estaca zero. Então, tem de ser feito tudo muito bem consciente”, explica.

A educadora orienta que para conseguir maiores descontos, uma outra opção seria o consumidor tomar como base o percentual que foi concedido incialmente pela plataforma, e entrar em contato diretamente com os credores.

“Essas negociações da plataforma são feitas por parceiros, na maioria das vezes empresas que atuam somente com a cobrança. Então, o interessante também seria entrar em contato diretamente com a empresa que você deve para negociar um valor à vista ou de parcelas melhores para quitar essa dívida”, detalha.

Ana Ferrari lembra ainda que o desconto total de 90% através do serviço Limpa Nome é concedido com base no Score de cada pessoa que é analisado pelas empresas parceiras participantes. “Até mil pontos, que é o máximo desse Score, é considerado que a pessoas tem uma pontuação muito boa. Mas quando se tem algum tipo de inadimplência essa pontuação vai diminuindo. Então pode ser que na negociação a pessoa não consiga obter os 90% de desconto”, observa a educadora financeira.

20 milhões
É o número de dívidas que devem ser quitadas por meio do programa, o que vai favorecer cerca de nove milhões de consumidores em todo o país.

“Uma vez que você assina o contrato novamente de uma dívida, você acaba assumindo esse valor mensal que, se deixado de pagar, pode acabar voltando à estaca zero.”

Ana Ferrari, educadora financeira