Socorro Neri cresce nas redes e no Google e pode surpreender

Embora a maioria dos prognósticos, apostas e pesquisas apontem para uma possível vitória de Tião Bocalom na eleição de hoje, na última semana há fortes sinais de que algumas mudanças estariam em curso e que poderiam estar se avolumando nesta reta final.

O grande termômetro para detectar essas mudanças não seriam as tradicionais pesquisas de opinião, que mostram a estratificação de um momento, mas ferramentas para analisar a evolução e a fluidez das opiniões expressas pelas redes sociais e pela movimentação na internet, o grande palco virtual da disputa.

É aqui que se percebe uma mudança nem um pouco sutil. O Google trends, ferramenta que mede e compara percentuais de pesquisas do nome e menções nos mecanismos de busca do google, maior rede de informações da internet, mostra um sólido, constante e surpreendente crescimento da prefeita e candidata Socorro Neri nos últimos sete dias anteriores ao pleito.

A métrica do google é tão precisa que aponta exatamente os momentos de pico das buscas pelo nome de Socorro Neri no algoritmo de busca da ferramenta, como pode ser comprovado no gráfico por dia da última semana. Neste caso, o início do movimento ascendente de Socorro Neri começou na segunda-feira, com as sensíveis melhorias em seu programa eleitoral e o início de um movimento quase que de guerrilha virtual de seus apoiadores nas redes, fora dos canais oficiais.

O ápice dessa reviravolta coincide com o exato momento em que explode a repercussão negativa da entrevista de seu adversário, Bocalom, a respeito da volta às aulas em meio à explosão da COVID. e da ideia de que todos deveriam se contaminar;

A partir daí. o nome de Socorro Neri dispara e tem altos picos percentuais de buscas no google, batendo de longe seu oponente.

Ao mesmo tempo, o número de postagens com o termo Socorro Neri, o uso de hashtags, marcadores de atenção e engajamento ligados a seu nome deram saltos no Facebook e no Instagram, principais redes sociais usadas no Acre.

Na sexta-feira, esse movimento chegou a representar o aumento de até 25% no tráfego do termo Socorro Neri e do número 40 nas redes.

Também aumentou muito o engajamento, a repercussão e o compartilhamento dos conteúdos abertos nas redes, mostrando expressivo aumento de visualizações das postagens com o tema Socorro Neri com sentimento positivo. O número de stories compartilhados que chegaram às redes abertas também aumentou muito.

O que significa isso?

Em primeiro lugar, Socorro Neri tornou-se, desde quinta-feira, o principal assunto político em Rio Branco, com viés positivo. Estudos de avaliação de rede mostram que a popularidade digital está intimamente ligada à popularidade em geral, que normalmente se espraia da vanguarda digital para toda a sociedade. Ou seja, quem cresce em popularidade nas redes, tende a crescer de maneira geral.

O problema para Socorro é qual a velocidade desta transformação de impacto nas redes para o impacto relevante na sociedade. Essa velocidade de incremento vai selar seu futuro na eleição de hoje.Como exemplo, em 2018, os governadores Witzel, do Rio de janeiro e Romeu Zema, em Minas Gerais só disparam na intenção de votos 48 horas antes da eleição. O senador Carlos Viana, de Minas Gerais, estava em terceiro lugar, perdendo a eleição para Dilma Rousseff em todas as pesquisas e saiu vencedor com uma arrancada nas redes sociais em 72 horas.

A pergunta que fica é qual o tamanho e a sustentação desse crescimento de Socorro Neri e quão rápido isso passará do mundo di-gital para o mundo real dos votos.