Tem FGTS para sacar, mas está fora do Brasil? Saiba o que fazer

como-usar-o-fgts-para-comprar-uma-casa-1372450943669_300x200

Quem tem dinheiro em contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para sacar, mas mora fora do Brasil ou está temporariamente no exterior, pode receber o dinheiro sem precisar voltar ao país.

Veja o que fazer.

Para quem tem conta na Caixa

Basta autorizar o depósito automático do valor em sua conta por meio do site www.contasinativas.caixa.gov.br

Para quem NÃO tem conta na Caixa

O processo é um pouco mais burocrático. Veja o passo a passo:

  • É preciso imprimir e preencher um formulário de solicitação de saque do FGTS. Para baixar o formulário, acesse o link: http://zip.net/bjtD50 (endereço encurtado e seguro).
  • Em seguida, vá a um Consulado brasileiro no país onde está, entre 10 de março e 31 de julho.
  • É preciso levar a solicitação de saque preenchida, mas não assinada. A solicitação de saque só deve ser assinada na presença do representante consular, segundo a Caixa.
  • Leve também os documentos (original e cópia) necessários para sacar o benefício, tais como RG e carteira de trabalho ou contrato que comprove o fim do vínculo empregatício.
  • O dinheiro será depositado em uma conta bancária em nome do trabalhador em até 15 dias úteis após a entrega da documentação, segundo a Caixa, se não houver erro no preenchimento.
  • Caso não tenha conta bancária no Brasil, é possível indicar a conta de alguém de confiança no país para receber o depósito, de acordo com a Caixa.

Como saber se tem dinheiro em conta inativa

O trabalhador pode pesquisar se tem dinheiro para sacar de contas inativas de quatro maneiras:

Agências da Caixa: basta ir a uma agência da Caixa levando documento com foto, carteira de trabalho e o número do PIS/Pasep ou NIT.

Site: www.contasinativas.caixa.gov.br. Informe seu CPF ou seu número PIS/Pasep ou NIS.

Telefone: 0800 726 2017.

Aplicativo: baixe o aplicativo oficial do FGTS grátis para Android (na Google Play), iOs (na App Store) e Windows (na Windows Store). Também será preciso criar um usuário e senha e informar o número do PIS/Pasep ou NIT.

UOL.