TRE-AC recebeu mais de 620 solicitações para voto em trânsito

O Tribunal Regional Eleitoral no Acre (TRE-AC) recebeu 623 pedidos para voto em trânsito. Ao todo, são 322 solicitações para o 1º turno e 301 para o 2º turno das Eleições 2018. A informação foi divulgada pelo órgão nesta terça-feira (28). O primeiro turno da disputa eleitoral ocorre no dia 7 de outubro.

Conforme o órgão, o eleitor quem estiver fora do domicílio eleitoral no dia das eleições deve votar em Rio Branco. A capital acreana, segundo o TRE-AC, é a única habilitada para receber o voto em trânsito devido a exigência de que a cidade tenha no mínimo 100 mil eleitores.

O TRE-AC também divulgou, no último dia 24 de agosto, os canais de atendimento para que os acreanos possam fazer denúncias de crimes e ilícitos eleitorais durante as eleições. Entre os canais estão dois telefones do Ministério Público Eleitoral do Acre (MP-AC) que vão receber denúncias 24 horas por dia sendo um deles pelo aplicativo WhatsApp.
O Acre tem 1.959 mil eleitores que precisam de atendimento especial. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o estado acreano tem o menor número de eleitores com algum tipo de deficiência da região Norte.
Além disso, 14 eleitores vão votar pela primeira vez no Acre usando o nome social no título eleitoral, conforme o TSE. Ao todo, devem ir às urnas no estado 547.680 cidadãos. As eleições 2018 ocorrem no dia 7 de outubro.
A maioria do eleitorado, de acordo com o TSE, é de mulheres, 51,5%. Os homens representam 48,5% e 86% dos eleitores do estado vão poder ser identificados por biometria nas seções eleitorais e 73.894 não tiveram as impressões digitais colhidas, mas estão aptos a participar das eleições. Com informações G1.