UPA do 2º Distrito passa por desinfecção neste sábado para reabrir segunda-feira

Com o objetivo de garantir um ambiente mais seguro para pacientes e servidores, o Governo do Estado do Acre, por meio do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), realiza neste sábado, 8, nova desinfecção na UPA do 2º Distrito de Branco.

A partir desta segunda-feira, 10, a UPA voltará a funcionar com pronto atendimento, enquanto os casos de Covid-19 terão como referência o Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into).

UPA do 2º Distrito passou por nova desinfecção neste sábado, 8. Ação busca garantir um ambiente livre do coronavírus a profissionais de saúde e pacientes Foto: Assessoria Depasa

Durante a operação, todas áreas foram higienizadas com solução à base de hipoclorito a 1%. A solução é altamente eficaz contra germes, vírus e bactérias. A enfermeira Ecivânia Souza ressaltou a importância da ação para os profissionais de saúde e pacientes. “Nos deixa muito mais tranquilos para oferecer uma assistência de qualidade aos usuários”.

Na manhã deste sábado, enquanto a equipe do Depasa fazia a higienização das áreas externas, equipes da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) trabalhavam na higienização do ambiente interno. “Com o produto adequado, está sendo feita toda a limpeza interna, do mobiliário, parede e teto de toda a unidade”, destacou Ecivânia.

Dependendo da superfície, o coronavírus pode permanecer por horas e até dias nos ambientes. Aplicada em conformidade com a normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a desinfecção dos espaços públicos tem sido importante estratégia adotada pelos governos e municípios para conter a proliferação do vírus causador da Covid-19.

A partir desta segunda-feira, 10, a UPA voltará a funcionar com pronto atendimento, enquanto os casos de Covid-19 terão como referência o Instituto de Traumatologia e Ortopedia Foto: Júnior Aguiar/Secom.

No Acre, desde o início da operação, no último mês de abril, a ação de desinfecção já alcançou mais de 200 espaços na capital e interior do estado. A prioridade é a higienização dos espaços onde há maior circulação de pessoas, como áreas externas de unidades de saúde, praças, áreas comerciais e órgãos públicos. “É um esforço que soma às ações de governo para conter o avanço da Covid-19 no Acre. Esperamos assim, colaborar para que trabalhadores e a população possam circular em ambientes livres do vírus”, informou o diretor-presidente do Depasa, Luiz Felipe Aragão.

Na manhã deste sábado, enquanto a equipe do Depasa fazia a higienização das áreas externas, equipes da Sesacre trabalhavam na higienização do ambiente interno Foto: Assessoria Depasa.