Valor do seu IPVA já pode ser consultado no site do DETRAN

ipva (2)

A consulta para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2016 está liberada pela Secretaria da Fazenda desde dezembro. Os proprietários de veículos no estado já podem consultar o valor do IPVA através do site do Detran-AC. As datas de vencimentos também já foram divulgadas.

O pagamento do IPVA poderá ser efetuado em cota única ou em três parcelas, de acordo com o final da placa. Conforme a publicação, os contribuintes que pagarem à vista terão uma redução de 10%.

Parcelado, o valor de cada parcela obedece os seguintes critérios: 1ª parcela correspondente a 33,34% do valor do imposto; 2ª e 3ª parcelas correspondentes a 33,33% do valor do imposto, respectivamente. A parcela não poderá ser inferior a R$ 50.

Além de ser feita no site do Detran-AC, a consulta também pode ser feita no Órgão Fazendário Estadual de cada município. De acordo com a Sefaz, os boletos de cobranças devem ser encaminhados ao contribuinte ainda na primeira semana de janeiro.

A emissão do DAE tem caráter auxiliar, devendo o pagamento do IPVA ser feito pelo contribuinte ou responsável independentemente de seu recebimento, ficando sujeito a homologação pelo Fisco.