Ventania causa prejuízos em toda parte alta de Rio Branco

A ventania acontecida ontem causou prejuízos em toda a parte alta da capital. Ventos com mais de 60 quilômetros por hora deixam mais de 50 casas destelhadas no bairro Chico Mendes. Os prejuízos se estenderam por boa parte da cidade. No Rosalinda um telhado foi arrancado por inteiro com a força do vento. A madeira e as telhas foram parar no quintal. A proprietária do imóvel, Laiza Freitas, disse que por pouco o telhado não atingiu a ela e a filha que estavam saindo de casa. “Quando ouvi o barulho voltei para dentro de casa e vi o telhado passar sobre minha cabeça”, explicou assustada.

Sem a cobertura todos os móveis da casa ficaram molhados, a maioria destruído como o televisor que, devido à chuva, não ligou mais.

O vizinho da Laiza nem chegou a mudar e a casa foi ao chão. Na outra ponta da cidade no bairro Chico Mendes, mais de 50 casas perderam parte ou todo o telhado. A comerciante Zilma Pereira, viu toda a roupa do brechó ficar molhada. Para sobreviver ela vendia roupas e fazia pequenos consertos em roupas, mas a máquina de costura queimou. A água da chuva invadiu o pequeno comércio depois que o vento destelhou o imóvel.

Na casa do João Neudes, a cobertura da área foi parar na rua. Telhas de 6 metros de comprimento ficaram retorcidas. Por sorte ninguém da família estava nessa região da casa. A madeira caiu na parte interna, assim como tijolos. “Tive um prejuízo de R$ 15 mil reais, só que agora não tenho dinheiro para conserto”, reclamou.

Por toda parte alta de Rio Branco eram várias pessoas consertando os telhados e contando os prejuízos.

Árvores atingiram a rede elétrica deixando muitas ruas sem energia. O Corpo de Bombeiros informou que foram 19 chamadas com pedido de ajuda na capital, a maioria de queda de árvores. Em Cruzeiro do Sul também aconteceram estragos, árvores destruíram casas e afetaram a rede elétrica.